6 Dicas para Você Aumentar seu Foco Mental

Se você tem dificuldade em manter a concentração por muito tempo e por isso não consegue estudar direito ou fazer seu trabalho de forma eficiente, essas dicas vão transformar a sua rotina. Siga elas passo-a-passo para conseguir manter o foco mental por mais tempo e para aproveitar mais cada minuto de estudo.

foco mental

1 – Separe um lugar somente para o estudo / leitura

Se você precisa estudar ou preparar um projeto de trabalho, nunca faça isso na cama. Separe um local especificamente para a atividade, como uma escrivaninha ou até outra peça da casa. É mais fácil de sentir sono ao estudar no local onde dorme, pois o cérebro tende a associar o local com a atividade.

2 – Deixe o celular no silencioso

Sabemos o quanto é difícil se desligar do mundo hoje em dia, mas o excesso de notificações impede que sua mente foque unicamente em uma atividade. Portanto, deixe o celular no silencioso e virado para baixo, para não se sentir tentado a mexer nele toda hora.

3 – Use a Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro ensina que se deve dividir o tempo de trabalho entre um período de concentração total e um período curto de intervalo. A técnica original divide em 25 minutos de foco e 5 minutos de descanso onde você deve se desligar totalmente, levantar, beber uma água, etc.

Depois de fazer o 25 + 5 por um tempo, você pode mudar para períodos diferentes para ver como se adapta melhor. Algumas pessoas preferem focar por 50 minutos e descansar por 10, apenas lembre-se que quanto mais longo o período de foco, mais difícil de mantê-lo.

4 – Ouça Ondas Bineurais

Existe um tipo de som que pode induzir o cérebro a manter atenção focada. As ondas bineurais são usadas para estimular o foco mental e tem ajudado milhares de pessoas a estudar melhor. Você pode ouvir horas de ondas bineurais nos fones de ouvido (funciona melhor do que sem fone), em volume médio. Procure por uma lista de músicas bineurais ou theta waves no seu serviço de streaming.

LEIA TAMBÉM:

Diabetes Tipo 2 tem Cura?

5 – Não coma açúcar

Comer pode te manter acordado quando o sono bater depois de horas de estudo. O problema é que o açúcar e os carboidratos causam uma liberação de insulina que em um primeiro momento deixam você acordado e 30 ou 40min depois causam sono.

Prefira um café, chá ou alimentos baixos em carboidrato se precisar se manter acordado por mais tempo.

6 – Climatize o ambiente

O calor relaxa e induz ao sono, por isso salas de estudo ideais devem ser frias. Essa é a razão pela qual muitos locais de palestras e aulas longas estão sempre muito frios, isso aumenta a atenção dos espectadores ao palestrante ou professor. 

Deixe seu local de estudo ligeiramente frio com o ar condicionado ligado ou ao menos um ventilador, mesmo que seja necessário vestir uma roupa mais quente por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *