Diabetes Tipo 2 tem Cura?

Se você está pesquisando sobre o tratamento adequado da diabetes tipo II, leia este texto até o final e entenda de uma vez por todas como lidar com essa doença que já atinge 12 milhões de brasileiros e diminui a expectativa de vida em até 8 anos.

diabetes tipo 2

O Que é a Diabetes Tipo 2?

A diabetes é uma doença relacionada à insulina, o hormônio que transporta a glicose pelo corpo. No tipo 1, as células do pâncreas são destruídas pelo sistema imune e então a pessoa não é mais capaz de produzir insulina. Isso acontece entre a infância e a adolescência e o paciente passa a depender de injeções de insulina por toda a vida.

Na diabetes tipo 2, o corpo ainda está produzindo insulina, porém as células passam a ser resistentes à ela. Geralmente essa doença está associada à obesidade e à síndrome metabólica e é basicamente uma incapacidade do corpo de lidar com tanto carboidrato presente na dieta do paciente. 

Apesar de ser tradicionalmente uma doença que acomete adultos maduros, o número de crianças e jovens que já tem diabetes tipo 2 devido à péssima qualidade da alimentação tem crescido e assustado especialistas.   

Como é o Tratamento da Diabetes Tipo 2?

O tratamento dessa doença pode variar bastante de abordagem, de acordo com as taxas de glicemia e outros parâmetros. O médico pode receitar o uso de insulina exógena ou apenas remédios que controlem a glicemia associados à dieta.

Uma alimentação baseada em níveis baixos de carboidratos (dieta low carb) tem sido a melhor abordagem para pessoas com síndrome metabólica e diabetes tipo 2, visto que controla melhor o açúcar no sangue.

Quais as Consequências da Diabetes 2 Não-tratada?

As consequências sãoas mesmas do tipo 1 da doença e afeta os vasos sanguíneos, coração, cérebro e visão a longo prazo.

  • Risco de ataque cardíaco aumentado
  • Risco de AVC aumentado
  • Perda de visão
  • Amputação de membros
  • Dificuldade de cicatrização

LEIA TAMBÉM:

6 Dicas para Você Aumentar seu Foco Mental

Como o Exercício Pode Ajudar no Controle da Doença?

A atividade física diminui a resistência à insulina, tornando as células responsivas à este hormônio novamente. Isso ocorre tanto para o treinamento de força quanto para o aeróbio, desde que feito no mínimo 3x por semana por pelo menos 40 minutos.

Além disso, é mais fácil manter a dieta correta se você faz exercícios, pois você gasta calorias, libera endorfinas e diminui o estresse.

Existe Cura para a Diabetes Tipo 2?

Do ponto de vista médico, essa doença não tem cura pois mesmo que o paciente emagreça e controle as taxas de açúcar no sangue, a doença pode voltar caso ele mude de hábitos. Portanto, o termo correto é a remissão da doença, e essa é perfeitamente possível com uma dieta low carb controlada, prática de exercícios físicos e tratamento adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *